PROJETO DE LEI Nº 2674/2023DECLARA A “CONFRARIA DE OLOSUN´S" COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
- Dani Balbi Comunicação
- 7 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

DECLARA A “CONFRARIA DE OLOSUN´S" COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Este projeto de lei tem como objetivo de perpetuar e preservar a história e a cultura dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
A Confraria de Olosun’s é formado por pessoas iniciadas da Orixá Osun, onde louvam e dedicam o amor e o carinho a eterna Rainha Mãe. É uma irmandade sediada no Estado do Rio de Janeiro com atuação nacional e internacional.
A Confraria foi criada para filhos de um único Orixá, no caso Osun. Foi fundada pelo Babalorixá Mauro T’Osun e seria uma irmandade onde esses filhos pudessem falar das suas próprias experiências. A Confraria se iniciou com 50 participantes, atualmente encontra-se com mais de 2.600 participantes. Além do Brasil, a Confraria de Olosun’s se faz presente na Espanha e na Inglaterra.
É um evento que além de promover a cultura, fortalece os laços ancestrais de seus adeptos visando o combate a qualquer tipo de intolerância e racismo.
Em 22 de maio de 2022 a Confraria de Olosun’s recebeu a Princesa de Osogbo, conhecida como Aladuni, que nasceu na Nigéria e que foi criada no cultos aos orixás. Dessa forma houve um estreitamento nas relações entre a Nigéria e o Brasil fortalecendo nossas culturas.




Comentários